17 dezembro 2011

Fernando Lopes-Graça

No dia 17 de Dezembro de 1906 nasceu em Tomar, Fernando Lopes Graça, um dos maiores compositores portugueses do séc. XX. Cresceu no seio de uma família da pequena burguesia. O pai tomou, de trespasse, o hotel que fora do padrinho. Entre os trastes que mobilam a casa, um velho piano. A brincar, o pequeno Fernando matraqueia o teclado. É o acaso que lhe proporciona estudar música a sério. O tenente Aboim é hóspede no hotel do pai. Entusiasmado com as habilidades da criança, insiste para que tenha lições com a filha do seu general.
Aos 14 anos, Fernando Lopes Graça já é pianista no Cine-Teatro de Tomar. Em 1923 ingressou no Curso Superior do Conservatório de Lisboa e, em 1927, inscreveu-se na Aula de Virtuosidade de um antigo aluno de Liszt, José Vianna da Motta, seu mestre e amigo. Terminou o Curso Superior de Composição com a mais alta distinção.
Obteve a 1ª classificação para o lugar de professor de piano e solfejo do Conservatório de Lisboa. Não chegou a tomar posse por motivos políticos. Foi preso e desterrado para Alpiarça. Em 1937 ganhou uma bolsa para estudar em
 \ ver video = ecran inteiro