31 janeiro 2012

Rembrandt

 
Rembrandt Van Rijn é uma das mais eminentes figuras na história da arte europeia; muitos o classificariam como o maior de todos os pintores. Trabalhou dentro da tradição superficialmente limitada da arte protestante holandesa

Franz Schubert

No dia 31 de Janeiro de 1797 nasceu, num pequeno subúrbio de Viena, o compositor austríaco Franz Schubert. Aos seis anos, entrou na escola de Lichtenthal, onde passou alguns dos melhores anos da sua vida. A sua educação musical começou também por esta altura. O seu pai transmitiu-lhe alguns conhecimentos rudimentares sobre violino e o seu irmão, Ignaz, iniciou-o no piano.
 

30 janeiro 2012

Candido Portinari

Candido Portinari nasce numa fazenda de café, em Brodowski, São Paulo, no dia 29 de dezembro de 1903. Seus pais foram os imigrantes italianos Batista Portinari e Domênica Torquato, que tiveram 12 filhos. Em 1909, o menino começa a desenhar.

Francis Poulenc

No dia 30 de Janeiro de 1963 morreu o compositor e pianista francês . Tinha nascido em Paris, no dia 7 de Janeiro de 1899. Aprendeu piano com a mãe e começou a compor com 7 anos de idade. Aos 15 anos estudou com Ricardo Vinhes, que o encorajou a compor e o apresentou a Satie, Casella, Auric e outros. Em 1917 a sua “Rapsodie Nègre” deu-lhe uma proeminência notável em Paris.

29 janeiro 2012

Pissarro

Camile Pissarro nasceu em 10 de julho de 1830 na ilha de St. Thomas, no Caribe. Seu pai, Abraham Gabriel Pissarro, era um judeu francês de origem portuguesa que possuía uma loja de ferragens no porto de Charlotte-Amalie. Sua mãe, Raquel Manzano, era mulata.

Fritz Kreisler

No dia 29 de Janeiro de 1962 faleceu, em Nova Iorque, o violinista e compositor Fritz Kreisler. Filho de pai judeu e mãe católica, tinha nascido, em Viena, no dia 2 de Fevereiro de 1875. Entrou no Conservatório aos 7 anos e, mais tarde, estudou, também, em Paris. Tinha um talento fora do comum para tocar violino, o que fez com que a sua técnica parecesse incólume às várias mudanças de rumo que, em determinado período, a sua vida foi sofrendo.

28 janeiro 2012

Passos adia afastamento de Alberto João

Uma escola da Madeira deixou de servir almoços aos alunos por não pagar o gás. Vários centros de saúde foram encerrados à noite. Mas Jardim continua a subsidiar os partidos (cinco milhões de euros / ano) e já garantiu que vai continuar a  subsidiar o "Jornal da Madeira" (quatro milhões/ano). Outro tanto para as equipas de futebol.
Passos deixou que Jardim explicasse aos cidadãos madeirenses o resultado das negociações. Ele aproveitou, como sempre, para dizer  que se não fosse ele a conta seria muito maior. Mas a verdade é que o líder madeirense iniciou a ronda a exigir três mil milhões e apenas levou metade. Por enquanto, com dinheiro, jura que vai cumprir e até lança desafios "vamos ver quem cumpre melhor" mas já teve um desabafo "tive que me vergar" que junto com os quatro anos de carência do pagamento do serviço da dívida (os quatro anos que lhe faltam para acabar o mandato) mostram bem que Jardim só espera o momento.

Os ricos que se acautelem

Isto é verdade. Eles, os ricos, já gastam muito dinheiro em condomínios fechados e em segurança, mas se não tiverem bom senso um dia vai haver uma explosão dos excluídos que nada nem ninguém conseguirá travar. Já vi no Rio de Janeiro as casa com duas portas. Uma grade de ferro e só depois a porta propriamente dita. No discurso da "estado da Nação" há dois dias, Obama chamava a atenção para isso. Para que serve acumular milhões se não há integração e justiça social e, em vez disso, há ódio e exclusão?

Picasso


(. . .)
Durante este período, o trabalho de Picasso foi relativamente convencional, passando de uma Fase Azul melancólica (1901-05) para a Fase Rosa, mais alegre e delicada

Os suspeitos do costume

A companhia aérea Spanair, na eminência de falência, cancela voos e deixa mais de 22 mil passageiros em terra.
Que alívio, a falência de uma companhia é um facto normal e, consequentemente, normalmente aceite numa economia de mercado.
Dizem até, que é parte de um contínuo processo de renovação que é benéfico para economia e, mais uma vez, consequentemente, sobretudo para os "mais necessitados".
Este caso pode ser assim ser interpretado como um bom exemplo de "destruição criativa" de que todos lucrarão.
E assim, por uma vez, ninguém se pode queixar dos sindicatos.

Como identificar um Maçon (Monty Python)

Arthur Rubinstein

No dia 28 de Janeiro de 1887 nasceu em Łódź, na Polónia, o pianistaArthur Rubinstein. Começou a tocar piano muito cedo, com apenas três anos. Aos 6, tocou em público pela primeira vez. Entrou para o Conservatório de Varsóvia aos oito anos, onde foi aluno de Paderewski. Prosseguiu os seus estudos em Berlim, onde se apresentou, em recital, em 1900.
[VER ARTIGO COMPLETO]

27 janeiro 2012

Fotobiografia do viver acima das possibilidades #5

 Foto de António Supico

Giovanni Oppido

 
Nasceu em 25 de maio 1906 em São Paulo. Filho de imigrantes italianos. Estudou de 1933 a 1935 na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Aprimorou-se na pintura, desenhos e ilustração. Sua carreira ascendeu-se a partir da década de 1940.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Os símbolos codiciosamente perseguidos: abaixo a Independência, que morra a República!

O PSD já há muito se assumiu - e com este governo decidiu afirmá-lo em toda a plenitude e demonstrá-lo 'para além da troika' - como o centro institucional da gestão de interesses de uma classe sequiosa de domínio da população e da riqueza nacionais pelo império do dinheiro e da consertação de influências plutocratas tenticulares. Nessa sanha, se em algo é coerente o patronato de Relvas e do láparo secretário deste teddy-boy com aspiração a coquette novo-rico - se em algo tem sido coerente é na cegueira de ódio contra os valores que a civilização europeia erigiu como humanamente sagrados e que os portugueses restauraram em 25 de Abril de 1974.
Tão antigo como a vilania dos escroques em corpo de homens é o brocardo "se queres ver o vilão, mete-lhe a vara na mão".
Com o poder, cada um livra-se do que lhe é mais incómodo. Estes, ignorando (néscios pategos que são) que a História relega os mesquinhos ao desprezo, mais dia menos dia - não tardaram em abominar os ícones da independência nacional e da República. Condiz.

Mozart

No dia 27 de Janeiro de 1756 nasceu, em Salzburgo, o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Filho de uma família musical burguesa, começou a compor minuetos para cravo com a idade de cinco anos. Em 1763, com 12 anos, o pai levou-o numa viagem pela França e Inglaterra. Em Londres, Mozart conheceu Johann Christian Bach, o último filho de Johann Sebastian Bach, que exerceria grande influência nas suas primeiras obras.
[VER ARTIGO COMPLETO]

26 janeiro 2012

O fim do feriado do 5 de Outubro é a cara chapada deste governo

Ou não fosse a República e os valores que a erguem, sustentam e representam (e vice-versa) a cara chapada de tudo aquilo a que este governo quer pôr fim. O mesmo que dizer que os ideais Republicanos não se coadunam, porque o atrapalham, com o caminho escolhido por estes arremedos de tiranetes, vozes de vários donos (aqui foi a igreja a apontar o trilho).
Tudo visto, acho bem que este governo acabe com este feriado. Fica-lhe, a ignomínia, como marca identitária e simbólica do que representaram neste tempo.
Quando, em breve, outros voltarem a dar a este dia a natural carga distintiva de dignidade em forma de feriado saberemos que a cidadania se reergue e a democracia retoma o seu caminho.
Ficam os sinais, portanto. Um e outro.

A Hungria e a sua democracia "musculada" terá seguidores?

Quando Manuela Ferreira Leite afirmou que "com seis meses de democracia suspensa" seria mais fácil tratar dos ajustamentos macroeconómicos, que exigem sempre sacrificios aos cidadãos, mostra que há quem pense que com restrição às liberdades se resolvem problemas económicos. Parece que é o que está a acontecer na Hungria onde o governo de direita tem tomado medidas que levaram a Comissão Europeia a reagir com vigor.
(. . .)
86% dos Portugueses querem a democracia com eleições livres e justas, o que é uma boa notícia, os portugueses estão conscientes das dificuldades e insatisfeitos com a situação mas não põem em causa a democracia. Os cidadãos vão exigir cada vez mais serem agentes activos na mudança e no melhoramento da democracia.

Edvard Munch

Edvard Munch nasceu no dia 12 de Dezembro de 1863 em Loten na Noruega e foi o segundo filho homem do Dr. Chris­tian Munch e de sua mulher Laura Cathrine. Munch tinha três irmãs (Sophie, Laura e Inger) e um irmão, Andreas.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Jacqueline du Pré

No dia 26 de Janeiro de 1945 nasceu em Oxford, Inglaterra, a violoncelista Jacqueline du Pré. Aos quatro anos, ao ouvir pela primeira vez o violoncelo, pediu que lhe comprassem um. Começou a tocar com cinco anos, entrando na escola de violoncelo, em Londres, quando tinha seis, e deu o primeiro concerto aos sete.
(. . .)
A sua carreira foi curta e trágica. Aos 28 anos começou a apresentar sintomas de esclerose múltipla e teve que se aposentar. Morreu no dia 19 de Outubro de 1987, em Londres. Jacqueline du Pré teve uma vida curta mas recheada de momentos geniais, como o da estreia, no Carnegie Hall, do concerto para violoncelo de Edward Elgar.
 

25 janeiro 2012

Claude Monet

Pintor francês, tido como o maior expoente do Impressionismo. Durante muito tempo Monet foi considerado, como Cézanne observou, "meramente um olho, mas que olho", traduzindo para as telas as imagens diante dele.

Wilhelm Furtwängler - Um dos maiores maestros do século XX

No dia 25 de Janeiro de 1886 nasceu, em Berlim, o maestro e compositor alemão Wilhelm Furtwängler. Foi titular da Orquestra Filarmónica daquela cidade durante o período nazi. Passou a maior parte da infância em Munique, onde o pai leccionava na universidade local. Recebeu educação musical desde cedo, desenvolvendo, imediatamente, um amor por Beethoven, compositor com quem foi fortemente associado ao longo da vida.
[VER ARTIGO COMPLETO]

24 janeiro 2012

Fotobiografia do viver acima das possibilidades

Foto de António Supico / da colecção "Gentes da Beira"
Exposição no Parlamento Europeu
Bruxelas, 26 a 30 de Março / Luxemburgo, 1 a 5 de Abril

Mondrian

Pieter Cornelis Mondrian nasceu em 7 de Março de 1872. Foi o segundo filho do professor Pieter Cornelis Mondrian e de sua mulher Johanna Christina Mondrian.

O futuro há nove anos

«Para onde caminhamos, volto a perguntar? Talvez para uma crise geral do capitalismo especulativo dominante, pior do que a de 1929, que era de natureza bem diferente, uma vez que a globalização económica em que nos instalámos perdeu a sua indispensável dimensão ética e abandonou quaisquer preocupações sociais e ecológicas. Ora sem elas as pessoas ficam à deriva, sem horizontes de esperança e lançam-se no desespero ou na revolta cega»
Mário Soares, 17 de Fevereiro de 2003, in prefácio a "Memória Viva - Mário Soares"

Friedrich von Flotow – Compositor alemão

No dia 24 de Janeiro de 1883 morreu, em Darmstadt, o compositor alemão Friedrich von Flotow. Tinha nascido de uma família aristocrática, em Teutendorf, a 27 de Abril de 1812. Estudou no Conservatório de Paris e teve como professores Auber, Rossini, Meyerbeer, Donizetti, Halévy e, mais tarde, Gounod e Offenbach. Das cerca de 30 óperas que escreveu, a primeira foi “Pedro e Catarina”, em 1835, mas só começou a ser conhecido em 1839, com a ópera “O naufrágio do Medusa”, baseada no naufrágio daquele navio de guerra.

23 janeiro 2012

A luta crescentemente vencedora contra o cancro

Vimos neste artigo o novo equipamento de radioterapia que é um grande avanço da ciência e da tecnologia e uma grande esperança para toda a humanidade. Está a chegar à Fundação Champallimaud e aos Institutos de Oncologia e já funciona no Hospital Distrital do Barreiro.
Pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado. É indolor e tem menos custos que a radiotrapia convencional. O equipamento vai chegar à Fundação Champalimaud ainda este ano.
Em vez do "tiro ao bando de patos" o tiro agora é preciso, individual, preparado exclusivamente para cada um dos doentes. Preciso e personalizado! Estas duas características que encontramos neste tipo de radioterapia também podem ser encontradas noutras abordagens terapêuticas. Nos próximos dez anos a quimioterapia e a radiologia convencionais que atacam as células más mas também as boas, serão substituídas pelos tratamentos dirigidos.

para "recuperar" a empresa colocaram na Gestão os interessados em fechá-la!

Um empresário de cimentos (CNE) teve a desdita de conseguir produzir e vender 9% do mercado dos cimentos, isto num só ano. Há dias apresentou no DIAP - Departamento de Investigação e Acção Penal - em Lisboa, uma acção contra a Caixa Geral de Depósitos, o BPN o banco Efisa, a BPN Imofundos e a Palvorem, sociedade de capitais públicos. acusando-os de apropriação ilegítima e de gestão danosa.
Tendo arrancado em 2000, em Aveiro, passou a uma segunda fase pela mão do BPN e da SLN/ e arrancou em 2007 com uma segunda fábrica de cimentos em Setúbal que custou cerca de 73 milhões . Um susto para a concorrência!
Tudo se desmoronou com o fim de Oliveira e Costa em 2008. O empresário (CNE) apresentou um plano de pagamentos de "parte substancial" dos créditos, em montante superior a 70 milhões de euros e que previa a manutenção dos postos de trabalho. Mas o governo nacionalizou o BPN e sob gestão da CGD aquele plano de pagamentos limita-se a 42 milhões de euros e a credores seleccionados.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Outras pegadas (IV)


Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula L.)

A luta é uma alegria

No ano passado a vitória, e respetiva participação no evento na Alemanha, dos "Homens da Luta", no Festival da Canção, causou urticária a muito boa gente. Este ano, não fosse a brincadeira repetir-se, a coisa foi resolvida de uma forma mais prática com uma pequena alteração no regulamento do concurso. Num país democratico como é Portugal, que convive bem com a liberdade de interpretação e a liberdade de expressão, a representante do serviço público convidou uns compositores para escreverem as músicas que vão a concurso. Evita-se assim letras "diferentes". Venham então as coisas do costume: o amor, o mar, os descobrimentos, o fado, a tristeza...

A manufactura do relato mediático: Cavaco Silva, spin doctors e o Semanário Expresso

Consultando um qualquer dicionário de Inglês, ficamos a saber que to spin significa "moldar", "fiar", "tecer" qualquer coisa. E, ficamos, também, a saber que To give something or someone a spin significa "dar a volta a algo ou a alguém", "enrolar", "ludibriar" alguém. Quando aplicado à assessoria política ou ao campo dos media, to spin significa maquilhar, adulterar a significação de algo ou de alguma coisa, no fundo, favorecer ou denegrir a imagem de um determinado actor político. Com o objectivo de marcar a agenda dos meios de comunicação, seja através da manipulação ou maquilhagem de factos, seja mediante o recurso a outro tipo de estratégias que têm como propósito aumentar a notoriedade pública e a aura dos actores políticos, os spin doctors são os «directores» do theatrum politicum e um importante elo de ligação entre a representação do poder e o funcionamento específico do sistema mediático.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Amedeo Modigliani

Amedeo Clemente Modigliani, o mais novo dos quatro filhos de Flaminio e de Eugenia Modigliani, nasceu em 12 de julho de 1884, em Livorno (Leghorn), na Toscana. A família pertencia à burguesia judaica mais secularizada e, na época do nascimento de Modigliani, ela passava por situações financeiras precárias.

E hoje? "todos pressentem"?

«Ninguém desconhece que se está dando em volta de nós uma transformação política, e todos pressentem que se agita, mais forte que nunca, a questão de saber como deve regenerar-se a organização social»,.
Antero de Quental

Samuel Barber

No dia 23 de Janeiro de 1981 morreu, em Nova Iorque, Samuel Barber que tinha nascido em Westchester, na Pennsylvania no dia 9 de Março de 1910. Notabilizou-se como compositor e começou cedo: assinou a sua primeira composição quando tinha sete anos e aos 10, tentou escrever uma ópera. Foi organista aos 12 anos e, quando fez 14, ingressou no Curtis Institute, em Filadélfia, onde estudou piano, composição e canto. Ganhou duas vezes o Prémio Pulitzer: em 1958, pela sua primeira ópera, Vanessa e em 1963 pelo Concerto para piano e orquestra.

22 janeiro 2012

O que fazer da Constituição

(. . .)
A Democracia, que para nós é um pressuposto de grau semelhante ao oxigénio atmosférico, é, para as ditas lideranças politicamente entronadas, um termo que no dicionário se tornou ultrapassado pela realidade, por incomodamente ineficiente aos dogmas dos manuais de Friedman, Gaspar, Merkel e quejandos - e os 'quejandos' são, no caso, apenas e simplesmente os donos do mundo.
O que emerge é, afinal, uma questão de conceitos. Do conceito de regime, antes de mais e acima de tudo. Uma constituição é, não mais mas também não menos, que a definição do regime. A actual maioria de Governo em Portugal está a mudar o regime. Tem de mudar a Constituição.
Pior, ou mais preocupante ainda, é constatarmos que alguns começam já a pensar (e preparar) que talvez nem seja preciso mudar a Constituição. Basta fazer dela letra morta.

Fotobiografia do viver acima das possibilidades #3

Foto de António Supico / da colecção "Gentes da Beira"
Exposição no Parlamento Europeu
Bruxelas, 26 a 30 de Março / Luxemburgo, 1 a 5 de Abril

Miró

Joan Miró nasceu em 20 de abril de 1893 em Barcelona. Cursou a Escola de Belas Artes de Barcelona, sua cidade natal. Essa era a sua vontade desde criança mas teve que lutar muito para conseguir isso porque os seus pais o pressionavam para os estudos dos ofícios comerciais. O resultado dessa pressão é que o jovem Miró acabou por desistir de estudar,

Rosa Ponselle

A maior intérprete de 'Norma' antes de Maria Callas
No dia 22 de Janeiro de 1897 nasceu em Connecticut, nos Estados Unidos a soprano norte-americana Rosa Ponselle. Reinou no repertório dramático e lírico nas décadas de 20 e 30, do séc. XX. Nascida Rosa Ponzillo, era filha de imigrantes italianos vindos dos arredores de Nápoles. Começou a cantar em vaudevilles em 1915 e, em 1918, foi descoberta pelo célebre tenor Enrico Caruso, o qual (. . .)

21 janeiro 2012

Plácido Domingo - 'El Granado'

No dia 21 de Janeiro de 1941 nasceu, em Madrid, o tenor espanhol Plácido Domingo. Famoso por ter integrado, juntamente com Luciano Pavarotti e José Carreras, o grupo dos Três Tenores, Plácido Domingo também já actuou como director geral da Ópera Nacional de Washington e na Ópera de Los Angeles. Em família, era conhecido como "El Granado", por cantar desde muito pequeno, a canção Granada, de Agustín Lara.
[VER ARTIGO COMPLETO]
 

20 janeiro 2012

A regra do jogo

Aproveito este meu primeiro texto na PEGADA e vou a reboque de dois hóspedes com mais tempo de casa (António Filipe e António L. Salvado, aqui). O texto é sobre democracia, mas podia ser sobre o Jogo do Galo. Roubei o título ao Renoir para impressionar.
Adiante… Há uma altura na nossa vida, dependendo da perspicácia de cada um se é mais ou menos cedo, em que o Jogo do Galo deixa de ter piada. Há uma altura em que o empate se torna o desfecho inevitável do jogo (deu velha, diz-se no Brasil). Fica viciado, perdemos o interesse e abandonamos. Lembro-me ainda de alguns jogos de tabuleiro em que tivemos de alterar as regras para que ganhassem emoção. Mudar para não perder o interesse. Para continuar a jogar.
Penso que algo similar se passa com “esta” democracia e o nosso desejo de continuar ou não a jogá-la, ou a ver jogar, não sei bem, dependerá da perspectiva, na maioria das vezes sinto-me como o tipo que fica sempre de fora a marcar os pontos na sueca, ou os salários que os outros ganham. Escrevo
(. . .)
Vergonha nossa, que aceitamos o simulacro como se da realidade se tratasse. Mas fazemo-lo porque continuamos a pensar “desde dentro”, de onde nos deixam, acantonados, perpetuando o Jogo do Galo e abdicando da dignidade e da liberdade.
(. . .)
[VER ARTIGO COMPLETO]

Michelangelo

Michelangelo, pintor, escultor, poeta, arquiteto, gênio italiano. Ele revolucionou a concepção da pintura mural com os afrescos da Capela Sistina; escultor insuperável que, ao lado de Donatello e Verrochio, elevou a escultura italiana a um nível espetacular, atingido apenas pelos gregos.

Gostei

Walter Piston – Engenheiro, pintor, músico e compositor

No dia 20 de Janeiro de 1894 nasceu em Rockland, estado do Maine, o compositor americano Walter Piston. Depois de ter estudado engenharia no liceu e de se ter licenciado em pintura, foi admitido na Universidade de Harvard, em 1920, onde estudou contraponto, harmonia, composição e história da música. Trabalhou como assistente de vários professores de música e foi maestro da orquestra dos estudantes. Mais tarde, foi professor na Universidade de Harvard, cargo que exerceu até 1959.
[VER ARTIGO COMPLETO]

19 janeiro 2012

Fotobiografia do viver acima das possibilidades #2

Foto de António Supico / da colecção "Gentes da Beira"
Exposição no Parlamento Europeu
Bruxelas, 26 a 30 de Março / Luxemburgo, 1 a 5 de Abril

Matisse

Henri-Emile-Benoit Matisse nasceu em 31 de dezembro de 1869, em Le Cateau-Cambrésis, Norte de França, na grande propriedade dos seus avós. Os seus pais, Emile Matisse e Anna Gérard, possuíam uma loja de sementes e drogaria em Bohain-en-Vermandois (Aisne). Foi aí que cresceu Matisse.

Ferdinand Herold

No dia 19 de Janeiro de 1833 morreu, em Paris, o compositor francês Ferdinand Hérold, conhecido pelas suas óperas e ballets. Tinha nascido na mesma cidade a 28 de Janeiro de 1791. As suas primeiras aulas de música foram em casa, com o pai, pianista e compositor, tendo sido admitido mais tarde no Conservatório de Paris. Em 1812 concorreu ao prestigiado “Prix de Rome” com as suas peças para piano. Como vencedor do 1º prémio foi para Itália onde conviveu com Paisiello e Zingarelli que o incentivam a compor ópera. É assim que surge “A juventude de Henrique V”, a primeira ópera de Hérold e um estrondoso sucesso em Nápoles, onde trabalhava como pianista para a rainha Carolina.

18 janeiro 2012

Tijolo a tijolo...

A RTP informou já que não renovará o contrato com a Euronews, que em maio partirá para o despedimento coletivo de 17 jornalistas portugueses e encerrará o serviço em português em janeiro de 2013, se não encontrar financiamento.

Ir além da troika

O equivalente moderno neoliberal de "Ir além da Taprobana". Porém, desta vez vai o Adamastor ao leme.

Fotobiografia do viver acima das possibilidades #1

Foto de António Supico / Colecção "Gentes da Beira"
Exposição no Parlamento Europeu
Bruxelas, 26 a 30 de Março / Luxemburgo, 1 a 5 de Abril

August Macke

August Macke, nasceu em 03 de janeiro de 1887 em Meschede na Westfália. Seu pai August F. Hermann Macke era engenheiro civil e empreiteiro, sua mãe Maria Florentine, conhecida na época de solteira como Adolph, era empreendedora de um agricultor. Seu pai possuía um forte gosto pelas artes,

Emmanuel Chabrier – Pianista e compositor

No dia 18 de Janeiro de 1841 nasceu, em Ambert, o pianista e compositor francês, do período romântico, Emmanuel Chabrier. Estudou piano desde os seis anos e mostrava muitas capacidades como compositor. Apesar disso, o pai obrigou-o a estudar direito. Em 1856, a família foi viver para Paris e o jovem Chabrier estudou

17 janeiro 2012

Soprar

"Os acontecimentos podem passar do impossível ao inevitável sem pararem no provável", Tocqueville.
Assim como aqui chegámos, daqui sairemos. Da noite para o dia, é assim que tudo é. "É" de ser; "É" de acontecer. Agora não é, agora já é. Como que num piscar-de-olhos. Vivo, Morto; Oprimido, Opressor; Morto, Vivo. Santo-e-Senha e passa-se da Situação à Revolução. Sem parar no provável mas passando por lá, esse sítio essencial à passagem mas onde não se passa da cepa torta.
Ela, a impossível, há-de passar sem parar; inevitável. Como sempre tem passado, que o mundo roda como sempre rodou. Embora para nós, enfiados neste pode-ser-ou-não-ser -- no provável, pois -- nos possa parecer impossível. Não é! Nunca o foi, não ia começar agora. 
Mas não é como o vento, há que soprar.
Soprar.

Roy Lichtenstein

Roy Lichtenstein nasceu em 27 de outubro de 1923 na cidade de Nova Iorque, numa família de classe média, seu pai trabalhava como corretor de imóveis. Freqüenta uma escola secundária privada em Nova Iorque, onde a arte não fazia parte da grade educacional.

Afinal a limitação de mandatos não é bem isso...

Anda aí uma guerrilha entre dois companheiros do mesmo partido (PSD) e vizinhos. Um é o Presidente da Câmara de Gaia o outro Presidente da Câmara do Porto. O Luis Felipe quer concorrer à Câmara do Porto, agora que está em fim de mandato. Mas falta aqui o pormaior que muda tudo do avesso. É que o "espírito da Lei" quer dizer, "fim de mandato" no mesmo "território" não fim de mandato enquanto Autarca. Logo, Luis Felipe Menezes pode concorrer à Câmara do Porto!
O Ministro Miguel Relvas já veio dizer que "o espírito do legislador foi sempre que a limitação seria sobre o território e não sobre a função" e, pronto, cá está, "o espírito" é o mesmo de sempre. Manterem-se e sobreviverem na política e não darem a oportunidade a outros, mais novos, quiçá mais capazes, com modelos de Gestão Autárquica mais modernos.

Tomaso Albinoni

No dia 17 de Janeiro de 1751 morreu Tomaso Albinoni, compositor italiano do período barroco. Tinha nascido em Veneza, a 8 de Junho de 1671. Embora no seu tempo fosse famoso como compositor de óperas, hoje em dia é mais conhecido pela sua música instrumental. Uma grande parte das obras de Albinoni ficou perdida, na segunda guerra mundial, quando a Biblioteca Estatal da Saxónia foi destruída, durante o bombardeamento de Dresden, em Fevereiro de 1945.

16 janeiro 2012

Gustav Klimt

Gustav Klimt nasceu em 14 Julho de 1862, em Baumgarten, perto de Viena. Foi o segundo de sete filhos de Ernst (no caso, o pai), cinzelador de metais preciosos, e de Anne Finster. Em 1876, Klimt ingressou na Escola de Artes e Ofícios de Viena
 [VER ARTIGO COMPLETO]

Amilcare Ponchielli - compositor e professor

No dia 16 de Janeiro de 1886 faleceu, em Milão, o compositor italiano Amilcare Ponchielli. Tinha nascido em Paderno Fasolaro, perto de Cremona, a 31 de Agosto de 1834. A sua cidade natal é hoje chamada Paderno Ponchielli. Aos nove anos obteve uma bolsa de estudo para aprender música no Conservatório de Milão e, aos dez, escreveu a primeira sinfonia. Dois anos depois de acabar o curso no Conservatório escreveu a sua primeira ópera e foi com este género musical que veio a adquirir fama.
[VER ARTIGO COMPLETO]

15 janeiro 2012

Paul Klee

Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879 em Münchenbuchsee, perto de Berna, na Suíça. Quando garoto, adorava ouvir os contos de fadas de sua avó, muitos dos quais ela mesma ilustrava. Logo se interessou por desenhar e pintar - mas sempre fantasia, nunca a partir da natureza.

Victoria de los Angeles - soprano espanhola

No dia 15 de Janeiro de 2005 morreu Victoria de los Ángeles, uma das mais destacadas sopranos do séc. XX. Tinha nascido em Barcelona, Espanha, no dia 1 de Novembro de 1923. Cantou pela primeira vez em público em 1945 e, em 1947, recebeu o 1º Prémio numa competição internacional em Genéve que lhe abriu a portas da fama. Paris ouviu-a em 1949 e Salzburgo em 1950. Seguiu-se o Covent Garden, em Londres, no papel de “Mimi”, da ópera "La Bohéme", de Puccini.

14 janeiro 2012

Kandinsky

Kandinsky nasce dia 4 de Dezembro de 1866, em Moscovo, no seio de uma família, cujo chefe era negociante de chás. Em 1871, a família muda-se para Odessa.

Joaquín Turina – Compositor, concertista, director de orquestra, professor e crítico musical

No dia 14 de Janeiro de 1949 morreu em Madrid, Joaquín Turina, um dos maiores compositores espanhóis do séc. XX. Tinha nascido em Sevilha a 9 de Dezembro de 1882. Depois dos primeiros estudos musicais na sua cidade natal, continuou os estudos em Madrid e, em 1905, partiu para Paris, onde viveu até 1913 e fez amizade com Albéniz, Falla, Debussy e Ravel. O encontro com Isaac Albéniz, em 1907, fez com que a música de Turina se orientasse definitivamente na direcção de um nacionalismo inspirado no folclore espanhol.
[VER ARTIGO COMPLETO]

13 janeiro 2012

Stephen Foster - o pai da música americana

No dia 13 de Janeiro de 1864 morreu, na miséria, o compositor norte-americano Stephen Foster, cujas canções continuam populares mais de 150 anos depois da sua morte. De descendência irlandesa, nasceu em Lawrenceville, agora parte da cidade de Pittsburgh, na Pennsylvania, a 4 de Julho de 1826. Foi o mais novo de (. . .)
[VER ARTIGO COMPLETO]

12 janeiro 2012

Edward Hopper

Edward Hopper nasceu em 22 de Julho de 1882, em Nyack/Nova Iorque. Filho de Garrett Henry Hopper e Elizabeth Griffiths Smith-Hopper. Em 1899 concluiu o curso liceal de ilustração numa Escola Superior de Publicidade em Nova Iorque. Estudou na New York School of Art, primeiro ilustração, depois de pintura, (. . .)
[VER ARTIGO COMPLETO]

Frederico de Freitas

Compositor, professor e autor
No dia 12 de Janeiro de 1980 faleceu o compositor português Frederico de Freitas. Tinha nascido a 15 de Novembro de 1902, em Lisboa. Estudou no Conservatório de Lisboa e uma das suas primeiras obras foi o "Poema sobre a écloga de Virgílio", para orquestra de cordas. Em 1923 compôs o “Noturno”, inspirado num soneto de Antero de Quental, e uma Sonata para violino e (. . .)

11 janeiro 2012

Que morram - diz Manuela Ferreira Leite

A gente ouve e lê e não acredita! Manuela Ferreira Leite propõe que os hemodialisados com mais de setenta anos paguem os tratamentos. Ora a esmagadora maioria dos idosos com mais de setenta anos não têm dinheiro para pagar um serviço que tem que ser recebido todos os dias e até ao fim da vida.
(. . .)
Mas é muito diferente do que disse Ferreira Leite. A maioria dos hemodialisados conseguem ter uma vida minimamente aceitável não estão, de todo, numa situação "de morte prolongada" ou de "vida vegetativa". São doentes e não mais do que isso!
Outra questão, ainda mais detestável é Ferreira Leite aceitar que a diferença se faça pelo dinheiro que cada um tem. Um dos princípios mais nobres do Serviço Nacional de Saúde é "ser tendencialmente gratuito", principio que para mim quer dizer "ninguém fica sem tratamento por falta de dinheiro".
[VER ARTIGO COMPLETO]

Beira - o interior de uma pátria pobre

xx
Neste deserto houve gente. E riqueza.
Neste deserto nasceu água. Quase toda a água do país que foi sempre longínquo. A água que fez o longe ser menos longe - para o país longínquo vir matar a sede. E voltar a ser longínquo.
Neste deserto houve gente. Quase toda a gente que construíu o país longínquo. A gente que o país longínquo veio buscar - para construir mais longínquo o país sempre longínquo.
Houve riqueza. Quase toda a riqueza que o país longínquo veio buscar. Na água e no vento e na gente.
O país longínquo somou para si a água. Multiplicou para si a riqueza. Nunca dividiu - e o resto deu gente.
Neste deserto ficou gente. O resto da divisão que o país longínquo nunca fez.

O fotógrafo nasceu em pátria pobre - e o professor emigrou para o desterro da capital. Os olhos do fotógrafo e o coração do professor quase morreram, na árida bruma do que a sós sentiram, no postiço frio que nem viram, mas nas saudades da riqueza da sua pátria pobre. E as mãos de coração vazio e olhos cheios puseram os pés de regresso. Para o mestre desemigrar e o artista voltar a nascer. Para prestar tributo ao solo que deu todas as somas e todas as multiplicações. Para ser prova real da subtracção que deu erro - e encontrar o resto zero da divisão que nunca houve. Para ensinar, pela escrita da sua película, que nesta terra de deserto está a pátria da riqueza. E para que conste. Que nesta terra há gente.
Foto de António Supico

Goya

Em 30 de março de 1746 nasce no pequeno povoado de Fuendetodos, em Zaragoza, Francisco de Goya, sexto filho do casamento de José Goya - artesão e mestre dourador - e Engracia Lucientes, de família pertencente à pequena nobreza aragonesa. Após seu nascimento na casa dos avós maternos, Goya vive a primeira parte da vida - cerca de 30 anos - em Zaragoza.
[VER ARTIGO COMPLETO]

De disparate em disparate

O nome de Eduardo Catroga veio de novo à baila a propósito da sua nomeação como presidente do  Conselho Geral e de Supervisão  da EDP, onde vai auferir anualmente mais de 600 mil euros.
Mas se veio à baila, não foi pelas melhores razões. Antes pelo contrário. De facto, depois da famosa tirada sobre os "pêlos púbicos" e duns quantos dislates proferidos antes das últimas legislativas, considerados tão prejudiciais aos interesses do PSD que alguma alma caridosa teve a bondade de o aconselhar a passar uma temporada no Brasil antes que os danos causados ao partido se tornassem irreversíveis, eis que o cavalheiro retoma a senda do disparate e logo em dose dupla. O homem, modestíssimo, não só não tem pejo em considerar-se como "um candidato natural" àquele lugar, como se não houvesse ninguém mais competente, como vai mais longe e termina com esta enormidade digna de figurar numa antologia do dislate: “50% do que eu ganho vai para impostos.

Reinhold Glière - compositor

No dia 11 de Janeiro de 1875 nasceu em Kiev, na Rússia, o compositor, de ascendência alemã, Reinhold Glière. Entrou para a escola de música de Kiev em 1891 e, em 1894, deu entrada no Conservatório de Moscovo, onde estudou com Sergei Taneyev, Ippolitov-Ivanov e Anton Arensky, entre outros. Graduou-se em 1900, tendo (...)

10 janeiro 2012

Investidores pagam à Alemanha para lhe emprestarem dinheiro

É verdade! Os investidores estão a emprestar dinheiro à Alemanha a taxas de juros negativas. (-0,01%). Quer dizer daqui a uns meses quando chegar a altura de arrumarem as contas os investidores recebem menos do que o que emprestaram!!! Mas não são os mesmos que emprestam à Grécia a 130% e a Portugal a 15%? São, mas eles preferem ter a certeza de receberem, mesmo que seja menos, do que correrem o risco de um daqueles países sair do Euro e com isso levarem uma porrada de 30% de uma só vez!
Digam lá porque razão a Alemanha há-de ter pressa em tomar medidas para controlar os mercados que estão a sugar os países periféricos quando, ela própria, ganha com isso?
É uma visão de curto prazo, um estadista percebia que ter uma União Europeia forte e sustentável é muito mais importante do que ganhar uns trocos. É verdade! Mas agora vá dizer isso aos contribuintes alemães!

Toulouse-Lautrec

Henri de Toulouse-Lautrec era um aristocrata, um boémio alcoólatra e um grande artista. Afligido por tristes deficiências físicas, ele descobriu um ambiente que o distraía e divertia e tornou-se o mais vívido cronista desse meio. Os prazeres e vícios da vida nocturna parisiense, seus artistas célebres e as esquecidas mulheres da vida vivem para sempre na obra de Lautrec.

Sherrill Milnes - Barítono

No dia 10 de Janeiro de 1935 nasceu em Downers Grove, Illinois, o barítono norte-americano Sherrill Milnes, mais conhecido pelas suas interpretações nas óperas de Verdi. Quando criança, exibiu fortes e variados talentos musicais. Além de cantar, também tocava piano, violino, viola, contrabaixo, clarinete e tuba. Quando andava no liceu, planeava ser anestesiologista. Mas optou pela música e frequentou as universidades de Drake e Northwestern, com a ideia de ser professor. Depois da licenciatura, passou o Verão como aprendiz na Ópera de Santa Fe, na Califórnia e, depois, dedicou-se à ópera e estudou, durante algum tempo, com a famosa soprano Rosa Ponselle. Em 1960, participou numa audição para a companhia de ópera Boris Goldovsky, uma das mais conhecidas dos
 \_ecran inteiro, para video
“Cortigiani vil razza dannata”, da ópera “Rigoletto”, de Verdi

09 janeiro 2012

Novo Portal do Governo - para onde vai o nosso dinheiro?

Um portal com várias informações interessantes. "O Governo anunciou esta segunda-feira o lançamento de um novo portal, a eliminação dos sites ministeriais e a poupança de «milhares de euros». Em comunicado, o portal é descrito como um «instrumento dinâmico da relação com os portugueses» e tem até uma secção onde é possível ver para onde vão os seus impostos.
Num simulador é possível inserir o seu rendimento bruto, saber quanto desse rendimento vai para impostos e onde é gasto esse dinheiro, «até ao último euro», promete o Governo, que elimina ainda todos os sites ministeriais, para congregar toda a informação num só portal.

Deliciosa e sinistra arte - 009.com

Subsídios da privada, adeus


O déficite fica em 5,4% do PIB, 0,9% acima do acordado com a Troika. O pagamento aos hospitais para estes pagarem a fornecedores borrou a  escrita. Só há dinheiro para "raspar" nos subsídios de férias e Natal da privada, por isso parece-me bem que a "justiça" vem aí para os que acham que assim é que é. Saca-se a todos!
Os buracos aparecem uns atrás dos outros fruto da incompetência e do deixa andar. Parece que aqueles a quem pagamos para serem gestores nem as dívidas dos hospitais conheciam. É a posição típica de quem sabe que alguém vai pagar por isso marimbam-se nas dívidas e no resto. Ao fim de todo este processo longo, com o acordo entre partidos, com a Troika, com os trabalhos do orçamento os buracos persistem. Ninguém sabe tudo e poucos sabem alguma coisa!
Quando teremos a próxima surpresa?

Só quero ajudar, a sério! Reconheço o vosso esforço, o défice é que é um mau.

Leio no DN que «O desvio do défice nominal deste ano para os 5,4% está justificado - como avançou o DN ontem - em factos identificados no documento: o pagamento de cerca de 1500 milhões de euros a hospitais fora do perímetro orçamental, para pagamento de dívidas atrasadas - que tem impacto de 0,9% nas contas públicas. Mas também o assumir de encargos com as novas pensões da banca (integradas para salvar o défice de 2011), na ordem de 478 milhões de euros.»
Ora, tendo em conta que "o assumir de encargos com as novas pensões da banca" está a dar cabo das contas do Raspar (como raio ninguém se lembrou disto dos encargos, caramba?), que tal desintegrar as ditas, devolvendo-as à procedência, e voltar a integrá-las só no último dia de 2012? É uma proposta pateta, economicamente absurda? Exacto!, daí não destoar das que já foram promovidas a medidas concretas.

Outras pegadas (III)


Cartaxo-comum*(Saxicola rubicola L.) (macho)
Ave residente (comum, ou muito comum) e nidificante em Portugal.
*Outras designações em vernáculo: Borra, Caga-estcas, Chasco-preto; Pardinho.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Portugal, porta de entrada da Europa

Com o alargamento do canal do Panamá, que deverá estar concluído em 2014, a centralidade da economia portuguesa aumenta: "O alargamento do canal do Panamá vai permitir reduzir significativamente as distâncias das exportações dos continentes asiático e americano e, ao encurtar essas distâncias, o nosso nível de centralidade vai subir", afirmou Paulo Borges.
"Aí, sim, Portugal tornar-se-á a porta de entrada de mercadorias para a Europa", uma vez que "o primeiro porto que encontram é o de Sines".
Esperemos que os governantes estejam atentos e que atribuam a Sines a importância que merece. Já que o andamos a pagar há cincoenta anos...
Para que a plataforma de Sines se afirme como central no comércio europeu, é fundamental o transporte de mercadorias de alta velocidade em bitola europeia. A Comissão Europeia autorizou que Portugal aplicasse os fundos que estavam destinados à alta velocidade ferroviária (TGV) na ligação em bitola europeia dos portos portugueses ao resto da Europa.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Paul Gauguin

Paul Gauguin nasceu em Paris, em 7 de junho de 1848. Quando tinha um ano de idade, seu pai, um jornalista político, embarcou com a família para o Peru, mas morreu na viagem. Entretanto, graças a pessoas ricas conhecidas de sua mãe em Lima, Gauguin passou os sete primeiros anos de sua vida naquele país, antes de voltar à França em 1855.
[VER ARTIGO COMPLETO]

António Gedeão - 'Poema do Coração'

Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração,
e também a Bondade,
e a Sinceridade,
e tudo, e tudo o mais, tudo estivesse realmente no coração.
Então poderia dizer-vos:
"Meus amados irmãos,
falo-vos do coração",
ou então:
"com o coração nas mãos".

Mas o meu coração é como o dos compêndios
Tem duas válvulas (a tricúspida e a mitral)
(. . .)
  [VER POEMA COMPLETO]

“Morte e Transfiguração” poema sinfónico, de Richard Strauss

No dia 9 de Janeiro de 1982, a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque, interpretou, pela primeira vez, o poema sinfónico “Morte e Transfiguração”, de Richard Strauss. Foi composto entre 1888 e 1889 e a sua estreia absoluta foi no dia 21 de Junho de 1891, em Eisenach, tendo o próprio compositor, como maestro. A música tenta “representar a morte de uma pessoa que tinha aspirado à mais alta e ideal das metas, possivelmente um artista”. O enredo trata, basicamente, de um homem que, na hora da morte, passa a vida em revista: a infância inocente, as lutas da idade adulta, a realização das suas aspirações, recebendo, por fim, a desejada transfiguração.
Este drama orquestral é reconhecido como o precursor do expressionismo (...)

-- Escolher ecrã inteiro, para video
Final do poema sinfónico “Morte e Transfiguração”
Orquestra Sinfónica de Chicago / Maestro Georg Solti

08 janeiro 2012

Um dissidente da filarmónica que tem ouvido duro

Por mera curiosidade fui ver isto e não fiquei surpreendido que um camarada meu, ex-camarada, porque, entretanto, me fartei de andar (en)fardado, também tenha usado avental, e que é dissidente da banda do Mozart.
Pois, embora nada tendo contra quem use avental, eu também o uso para lavar a louça, embora menos vezes do que devia, se bem que agora um pouco mais que a vida assim me obriga, mas dizia, sempre achei estranho que alguns fossem nomeados para certos lugares onde o vencimento mensal é robustecido com algumas mordomias, em ajudas de custo, então, é às resmas, mas sem que lhes reconhecesse especiais qualificações, além de uma certa tendência para lambe-botas.
Como já disse, também fui convidado para tais filarmónicas, mas acontece que não sei tocar instrumento nenhum e para dançarino o jeito também não é coisa que se veja.

Deliciosa e sinistra arte - 008.com

James Ensor

Nasceu em 13 de Abril de 1860, em Ostende. O pai James Frederic Ensor é um engenheiro de origem inglesa. A mãe, Maria Catharina Haegheman, pertence a uma modesta família local e é dona de uma loja de souvenirs, artigos orientais, conchas e máscaras de carnaval.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Arcangelo Corelli - o "pai do concerto grosso"

No dia 8 de Janeiro de 1713 morreu, em Roma, o compositor italiano Arcangelo Corelli. Tinha nascido em Fusignano, Ravena, a 17 de Fevereiro de 1653. As suas obras para violino e cravo foram usadas, durante o século XVIII, para fins didácticos e hoje é-lhes reconhecido grande valor estético. Foi Corelli que emancipou o violino das funções de mero acompanhante, completando o processo de dignificação do instrumento iniciado com a genialidade artesanal de Stradivarius, Guarnieri e Amati. A história recorda-o como sendo “O fundador das técnicas modernas do violino”, “O primeiro grande violinista do mundo” e o “Pai do Concerto Grosso”.
Embora Corelli não tivesse sido o inventor do Concerto Grosso, foi ele que demonstrou as potencialidades desta forma musical, a popularizou e quem escreveu a primeira grande música para ela.
\ ver video = ecran inteiro
Concerto Grosso em ré maior, op. 6, nº 4 / Europa Galante / Maestro Fabio Biondi

07 janeiro 2012

Deliciosa e sinistra arte - 007.com

Emiliano Di Cavalcanti

Emiliano Di Cavalcanti nasceu em 6 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro, na casa de José do Patrocínio, que era casado com uma tia do futuro pintor. Quando seu pai morre em 1914, Di obriga-se a trabalhar e faz ilustrações para a Revista Fon-Fon.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Maçons? somos todos mas é coincidência

Não, senhor maçom Arnaut, poderá não haver nada de mal no facto de ser maçom mas o aparente facto de sê-lo ser condição necessária para se conseguir ser deputado eleito para a assembleia da republica (assim mesmo, tudo com minúsculas), isso já tem muito de errado.
A mim parece-me óbvio. A si também, mas entendo que se faça passar por parvo em nome da causa.

Político não pode entrar!

Um restaurante que deve servir de exemplo! Mas como sabemos que os restaurantes não são capazes de tomar tão justa decisão, podemos nós dizer aos restaurantes: "se eles entrarem não entro eu"!
"«Quando eles vêm aqui, armam uma grande confusão», justifica Jessica Labrie, citada pelo jornal local The Porthsmouth Herald. «Podemos acompanhar toda essa desordem pela televisão, não temos necessariamente vontade de ser incomodados durante o almoço», acrescentou."
Podemos começar por aqui e enquanto almoçamos com calma pensamos no desenvolvimento da estratégia. Até os políticos desistirem!

Antero de Quental - A um poeta

Tu, que dormes, espírito sereno,
Posto à sombra dos cedros seculares,
Como um levita à sombra dos altares,
Longe da luta e do fragor terreno,
Acorda! é tempo! O sol, já alto e pleno,
Afuguentou as larvas tumulares...
Para surgir do seio desses mares,
Um mundo novo espera só um aceno...
Escuta! é a grande voz das multidões!
São teus irmãos, que se erguem! são canções...
Mas de guerra... e são vozes de rebate!
Ergue-te pois, soldado do Futuro,
E dos raios de luz do sonho puro,
Sonhador, faze espada de combate!
[VER POEMA NO BLOGUE]

7 de fevereiro

Há uma hora atrás ouvi tocar e, agora num tempo tão certo, num percurso tão exato, num tempo milimétrico, ouço tocar de novo. Desperto-me. Pergunto-me o que fazer, Se olhar para as paredes vendo os teus quadros. Se apenas olhar para a fotografia daquele dia tão singelo, de há trinta e um anos atrás e que tu ali puseste. Ontem. Não vou esquecer ontem, embora não interesse que fixe o dia, mas apenas que é o dia em que começas um dormir sonolento, que eu sei sossegado, num afugentar da dor, que se adormece de três em três dias. E eu regresso àquele dia em que me beijas envergonhadamente, procurando a beleza das palavras, fugindo do lado mórbido para que me empurro. Antes quero sorrir contigo naquele abraço, naquele beijo, percebendo, passado todo este tempo, o sentido dali teres posto a foto daquele dia. Nem sequer já

Jean-Pierre Rampal - flautista e maestro

No dia 7 de Janeiro de 1922 nasceu, em Marselha, o flautista francês Jean-Pierre Rampal. O seu pai era professor de flauta, mas nunca o incentivou a ser músico profissional. Queria que ele fosse médico. Decidiu-se pela música somente durante a segunda guerra mundial, depois dos Nazis terem ocupado a França e tentado levá-lo para trabalhos forçados na Alemanha. Saiu da escola de medicina, ficando escondido dos alemães em Paris, onde estudou no conservatório nacional e atraiu rapidamente a atenção da comunidade musical daquela cidade.
Rampall foi um dos músicos clássicos mais gravados da história e era mais conhecido pelo seu amor à música barroca, embora tenha tocado de tudo, desde jazz à música indiana e às canções populares inglesas. A marca de Rampal era a sua flauta de ouro, da qual nunca se separou. "A sua flauta... falava ao coração" disse o presidente francês Jacques Chirac, no seu discurso "uma luz no mundo musical acabou de se apagar", que proferiu aquando da morte do flautista.
[VER ARTIGO COMPLETO]
\ ver video = ecran inteiro
Último andamento, Badinerie, da Suite nº 2, em si menor, de J. S. Bach

06 janeiro 2012

Deliciosa e sinistra arte (006.com)

O próximo: o automóvel chinês

Eugène Delacroix

Em 1798, no dia 26 de Abril em Charenton-Saint Maurice, nasceu Eugène Delacroix, o quarto filho de Victoire Œben, filha do famoso ebanista. Charles Delacroix, seu marido, é ministro dos Negócios Estrangeiros. Contudo, existem razões que levam a crer que o verdadeiro pai de Delacroix foi o famoso diplomata Talleyrand (1754-1838), com quem se dizia que Delacroix era muito parecido em personalidade e aparência.

Max Bruch

No dia 6 de Janeiro de 1838 nasceu em Colónia, na Alemanha, o compositor e maestro Max Bruch. Mostrou talento para a música desde pequeno e, aos 11 anos, já tinha composto algumas obras que eram interpretados em público. Em 1852, com apenas 16 anos, compôs a sua primeira sinfonia e um quarteto para cordas, que lhe valeu um prémio da Fundação Mozart, em Frankfurt, e uma bolsa de estudos. Depois de terminar os estudos, desempenhou vários cargos tais como professor de música, maestro e director de orquestra.
Nos dez últimos anos de vida, que terminou, em Berlim, a 2 de Outubro de 1920, Bruch renunciou a todas as suas funções e dedicou-se inteiramente à composição. Entre as suas obras mais importantes estão as Danças Suecas, as Variações sobre Kol Nidrei, para violoncelo e orquestra, baseadas em melodias judaicas, a "Fantasia Escocesa" e os concertos para violino e orquestra.

\ ver video = ecran inteiro
3º andamento do Concerto nº 1, para violino, de Max Bruch
Violino: Itzhak Perlman / Orquestra Sinfónica de Tóquio / Maestro Kazuyoshi Akiyama

05 janeiro 2012

Deliciosa e sinistra arte (005.com)

Edgar Degas

Edgar Degas nasceu em Paris em 19 de julho de 1834. Provindo da rica família de banqueiros, teve a educação padrão da classe alta no Lycée Louis le Grand. Depois de estudar direito por pouco tempo, decidiu tornar-se um artista, trabalhando com mestres conceituados e passando muitos anos na Itália, considerada então a "escola de aperfeiçoamento" das artes.

O oráculo de Belém

Na mensagem de Ano Novo, Cavaco Silva pronunciou-se a favor duma “agenda orientada para o crescimento da economia e para o emprego”. Só que, para não variar, esqueceu-se, uma vez mais, de enunciar os itens da agenda para a concretização do crescimento, tarefa  que, no caso, até não era particularmente difícil.
De facto, Cavaco Silva nem precisava de inventar a roda, pois já foi inventada. Para começo de conversa, bastava que recomendasse ao governo do primeiro-ministro Coelho que não mandasse borda fora algumas das apostas dos Governos do PS, designadamente, nas energias renováveis, nas novas tecnologias, na investigação e na ciência, 
O recado justificava-se tanto mais quanto é certo que este governo está apostado em destruir todas as bandeiras dos governos liderados por José Sócrates, por mais desastrosas que sejam para o país as opções da Comissão Liquidatária passista. Hoje
[VER ARTIGO COMPLETO]

Maurizio Pollini - pianista

No dia 5 de Janeiro de 1942 nasceu, em Milão, o pianista italiano Maurizio Pollini. Começou a estudar piano com seis anos, sob a orientação de Carlo Lonati. A partir dos treze anos, foi aluno de Carlo Vidusso e, aos dezasseis, iniciou os estudos de composição com Bruno Bettinelli. Em 1960 ganhou o Concurso Internacional de Piano Chopin, de Varsóvia. Arthur Rubinstein, que era o presidente do júri, declarou-o vencedor do concurso, dizendo “aquele rapaz toca piano melhor que qualquer um de nós”. Depois do concurso, interpretou o Concerto nº 1 de Chopin, no teatro La Scala de Milão, sob a direcção de Sergiu Celibidache. Em 1963, apresentou-se em Londres e Berlim e, em 1970, foi solista com a Filarmónica de Berlim. A gravação, para a Deutsche Grammophon, de “Três Movimentos de Petrushka”, de Stravinsky e da Sonata nº 7, de Prokofiev, feita em 1971, marcou o início de uma notável discografia.
[VER ARTIGO COMPLETO]

\_ escolher ecran inteiro, para video
Nocturno nº 8, op. 27, nº2, de Chopin

04 janeiro 2012

Emigrou

1960 -- "deu o salto"
2012 -- "foi ao pingo doce"

Deliciosa e sinistra arte (004.com)

E as privadas sediadas lá fora é que têm a culpa

O Estado e as empresas públicas compram milhões a fornecedores lá fora deixando de lado os fornecedores nacionais! Faz o que eu digo mas não faças o que eu faço, diz o estado que gasta milhões em publicidade a convencer-nos para comprar nacional.
Hoje a CP compra electricidade à espanhola Endesa, a EMA – Empresa de Meios Aéreos, compra combustíveis à BP – British Petroleum, o Instituto Português do Sangue importa cerca de 70 milhões de euros em plasma, depois de destruir o que recolhe em Portugal, a Atlânticoline, que explora o transporte marítimo e os portos nos Açores, lançou um concurso para aquisição de ferries que exclui a participação dos estaleiros navais nacionais.
Todos os contratos mencionados envolvem somas muito avultadas – no caso da Atlânticoline são 18,7 milhões de euros – e representam apenas uma pequeníssima percentagem das compras do Estado. Estas envolvem, além das empresas de capitais públicos, ministérios, institutos, hospitais, universidades e um sem-número de outros organismos."
Era bom que o Estado se organizasse para sabermos o que leva à exclusão das empresas nacionais.

Salvador Dali

Dalí era espanhol, nascido em 11 de maio de 1904, na pequena cidade catalã de Figueras. De certo modo, o mundo interior de Dalí era Figueras, a planície de Ampurdán onde ela se localiza, a aldeia de pescadores, logo atrás das montanhas, e o vizinho Port Lligat onde ele construiu seu lar. Estes são os cenários da grande maioria de seus trabalhos, até mesmo quando o fundo é ocupado por uma crucificação ou por uma guerra civil.

Abertura "Festival Académico", de Brahms

No dia 4 de Janeiro de 1881, realizou-se a estreia da Abertura “Festival Académico”, op. 80, de Johannes Brahms. O próprio compositor dirigiu a orquestra.
Brahms compôs a Abertura “Festival Académico” durante o Verão de 1880, como agradecimento musical à Universidade de Breslau, que, no ano anterior, lhe tinha atribuído um doutoramento “honoris causa”. O compositor detestava que lhe fizessem homenagens públicas e, por isso, inicialmente, limitou-se a enviar uma nota de agradecimento manuscrita. No entanto, o maestro Bernard Scholz, que o tinha nomeado para o grau de doutoramento, convenceu-o de que o protocolo exigia que ele fizesse um grandioso gesto de gratidão.
A Universidade esperava nada menos que uma oferta musical do compositor. Scholz escreveu a Brahms: “Compõe uma bela sinfonia para nós. Mas bem orquestrada, meu velho, não demasiado densa.” Brahms compôs, então, uma
\escolher ecran inteiro, para video

03 janeiro 2012

o Governo dá o sinal, a Economia reage em conformidade

Não percebo o timing da polémica criada com esta história da ida da Jerónimo Martins para a Holanda. Apenas porque só agora se soube (deste caso, em concreto)? É que a origem da controvérsia já leva semanas. A empresa, obediente, limitou-se a fazer o que o Governo então mandou. Emigrou!
Para quem não percebeu a gravidade do que então foi dito, e ainda que não haja entre este caso e o "conselho" dado pelo Governo um nexo de causalidade, fica a amostra do que pode acontecer à economia real face à cambada de desbocados que nos "governa".
Talvez o Luis Montenegro deva ser chamado ao próximo Conselho de Ministros para explicar àquela malta umas coisitas sobre o valor de certos silêncios. Isto, se não houver por lá outros pedreiros de serviço.

Um MBO na STCP ? Os quadros compram a empresa

Aí está um bom exemplo. Os quadros da STCP, em caso de privatização da empresa querem-na comprar. É assim, fazer acontecer as coisas em vez de estar à espera que os outros paguem!Não querem ser funcionários querem ser empresários! Há esperança!
"Os quadros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) apresentaram ao conselho de administração da transportadora uma proposta para adquirir a empresa, caso o Estado opte pela privatização. Os trabalhadores aguardam agora uma reunião com a tutela dos transportes. "
Os trabalhadores tomam conta da empresa e ficamos com a empresa entregue a gente que trabalha para si mesma, mexe as mãos, deixa-se de greves e de exigências impossíveis de satisfazer.
Querem melhor exemplo de gente capaz e responsável? O estado não é bem substituído por quem trabalha no que é seu e que sabe que colhe os frutos do seu labor? Oxalá se repita muitas vezes!

Sinistra e deliciosa, a nova arte do sec. XX (3)

Das 20 maiores empresas (PSI20) 19 têm sede na Holanda

Descobriram agora? Há quem diga que não compra mais nada no Pingo Doce, quero ver o que vão fazer com o resto, pois se estão lá todas fora...
O Louçã deste vez tem razão:
"No momento que estamos a viver em Portugal, é uma prova de que os donos da economia do país preferem a mesquinhez à responsabilidade", considerou.
"Eu estou à espera de ver se o ministro das Finanças diz alguma palavra sobre o que aconteceu com a Jerónimo Martins, quando aconteceu com a Sonae não disse nada, quando aconteceu com as outras empresas não disseram nada, 19 das 20 empresas do PSI20, ou seja, das maiores empresas portuguesas, já estão registadas na Holanda, o que eu ouvi, nas vésperas da passagem do ano, foi o ministro da Economia a dizer que acabamos o ano muito bem", ironizou.
É bom ter oposição e viver em democracia, já havia aí gente a dizer que este caso era virgem, nem sequer sabiam ou faziam de conta que não sabiam que mesmo nas empresas públicas ou onde o estado participa, há accionistas que não pagam impostos por estarem sediados na Holanda.

Défice público? 'Apenas' a tomada do poder

(. . .)
Na “fase zero”, os monetaristas liberais erigiram a máxima "menos Estado, melhor Estado"; 
...... No primeiro passo, serviram-se dessa tese de minimalização do Estado, para reduzir a pó - destruir - o Estado-Nação (a Pátria feita de território e povo, que é origem e destino da soberania);
...... O segundo passo foi a execução do sujo embuste: o Estado-Nação foi destruído para dar lugar ao Estado-Burocrata, uma máquina de poder que o capital ganancioso usa para se locupletar, como se os meios do Estado-Nação (nomeadamente dinheiro e forças armadas) fossem capital próprio.
...... Na fase final, o terceiro e conclusivo passo, deu-se a consolidação: um poderoso
[VER ARTIGO COMPLETO]

Apagadas, em relatório, relações da "intelligence" à Maçonaria

Ligações dos directores das "secretas"  a grupos de pressão instalados na sociedade portuguesa nomeadamente a Maçonaria foram apagadas de relatório de uma deputada no âmbito de um inquérito.
O PSD encarregou-se de, entre o primeiro relatório e o segundo, o que viu a luz do dia, fazer desaparecer a denúncia de, em Comissão na Assembleia da República à porta fechada, se terem detectado interesses com vista a ocupar lugares de poder incluindo nas próprias "secretas". Grupos de pressão nomeadamente a Maçonaria. Ainda se denunciaram fugas de informação para uma empresa privada a Ongoing e o acesso ílicito aos registos telefónicos do jornalista Nuno Simas.
(. . .)
O Presidente da bancada do PSD é "irmão" do desaparecido no relatório, dá tudo certinho como Deus com os anjos. O PS já veio perguntar a que são devidas estas alterações pois como é óbvio nada sabe sobre a Maçonaria nem sobre as "secretas".(...)

E se "desaparecessem" todos?

Muito se tem falado do "desaparecimento" do ministro Paulo Portas. Convém, no entanto, notar que Portas não é caso único neste governo. Muito pelo contrário, ministros "desaparecidos" é coisa que não falta no governo do primeiro-ministro Coelho, a começar em Assunção Cristas e a acabar no "Álvaro".
Este anda de tal forma "desaparecido" que sendo ele, supostamente, o responsável pelo ministério da Economia, da Energia, and so on, não foi havido nem achado sobre a venda aos chineses da Three Gorges da participação do Estado na EDP.
Será que tanto "desaparecimento" é mau? Uma vez mais diria eu que muito pelo contrário. De facto, para o governo, a inoperância de tantos responsáveis ministeriais é a melhor forma de alcançar o proclamado desígnio do "empobrecimento" que, quanto

Redução dos preços dos medicamentos até 50%

Após algumas reduções efectuadas nos últimos dois anos, uma portaria define hoje que "os medicamentos passam a ser mais baratos para os utentes e a margem de lucro das farmácias e dos distribuidores diminui".
O preço dos genéricos" devem ser reduzidos até o valor correspondente a 50% do preço máximo, administrativamente fixado, do medicamento de referência com igual dosagem e na mesma forma farmacêutica".
Claro que as corporações que durante décadas impuseram a sua vontade não estão nada contentes, vem aí o dilúvio, a exportação paralela torna-se mais atractiva e podem acontecer rupturas do mercado deixando os doentes sem acesso ao tratamento, blá, blá...como se o que se está a fazer agora em Portugal não funcione há pelo menos 30 anos nos países mais ricos e com mais força negocial.

Marc Chagall

Chagall nasceu em 7 de julho de 1887 em uma família pobre em Pestkovatik, uma vila na província ocidental da Rússia czarista que é agora a independente Bielo-Rússia. Poucos anos depois, os Shagals mudaram-se para uma cidade próxima, Vitebsk, que se tornou um dos principais marcos nos quadros de seu filho. O mais velho dos nove filhos, Moshe Shagal - nome mais tarde transformado para o francês
[VER ARTIGO COMPLETO]

Pierre Dervaux - Maestro, compositor e pedagogo

No dia 3 de Janeiro de 1917 nasceu em Juvisy-sur-Orge o maestro, compositor e pedagogo francês Pierre Dervaux. Estudou contraponto, harmonia e piano no Conservatório de Paris. Entre 1947 e 1953 foi maestro principal da Opéra-Comique e, de 1956 a 1972, desempenhou o mesmo cargo na Ópera de Paris, onde dirigiu a estreia do “Diálogo das Carmelitas”, de Poulenc. Foi, também vice-presidente dos Concertos Pasdeloup, presidente e maestro principal dos Concertos Colónia, director musical dos Países do Loire e da Orquestra Sinfónica do Quebeque.
Como professor, Dervaux ensinou na Escola Normal de Música de Paris e no Conservatório de Música do Quebeque. Foi presidente do júri no concurso internacional de maestros, de Besançon. Como compositor, escreveu duas sinfonias, dois concertos, um quarteto para cordas, um trio e várias canções. Foi-lhe atribuída a Legião de Honra e a Ordem Nacional de Mérito. Pierre Dervaux morreu no dia 20 de Fevereiro de 1992.
\ ver video = ecran inteiro
2º Andamento da Sinfonia nº 4, “Italiana”, de Mendelssohn
Orquestra Filarmónica de Hamburgo

02 janeiro 2012

Jerónimo Martins - sabe bem pagar tão pouco

A fuga da sede de empresas para os países onde se pagam menos impostos é uma consequência bem conhecida do agravamento dos impostos no país de origem. Nós todos ficamos chocados quando sabemos que alguém tomou essa decisão, mas a verdade é que até os portugueses do interior vão a Espanha encher os depósitos de gasolina para pagar menos. Como se sabe, grande parte do preço dos combustíveis são impostos. Os cidadãos também fogem aos impostos como se vê por este exemplo bem simples.
O planeamento fiscal a maior parte das vezes é utilizado para encontrar "saídas" na Lei, não é para conseguir optimizar as benesses que a Lei concede. Neste caso o planeamento fiscal é perfeitamente legítimo e não merece críticas.
[VER ARTIGO COMPLETO]

Libertem os reféns da CP

"Estamos perante um caso onde a posição do sindicato, caso se mantenha, aconselhará o Estado a decretar uma mobilização civil. Para libertar os reféns!"
Quem diz isto? O Prof Correia de Campos, militante socialista, eurodeputado e ex-ministro da saúde!
Basicamente dizendo o que eu próprio digo nos vários textos que aqui escrevi, acrescenta:..não é difícil sentir revolta pela captura que um grupo profissional minoritário e friamente consciente do seu desmesurado poder está a ter em relação a milhares de passageiros que esperam pacientemente reencontrar famílias sem dispêndio excessivo...
...não é dificil descortinar na posição dos maquinistas um tipico abuso de posição (. . .)
PS: Publico de hoje, página 28
[VER ARTIGO COMPLETO]

Outras Pegadas (II)


[Macho de Periquito-de-colar, ou Periquito-rabijunco (Psittacula krameri Scopoli)

Outras Pegadas (II-a)


 [Fêmea de Periquito-de-colar, ou Periquito-rabijunco (Psittacula krameri Scopoli)

Corrupção: 90% no poder local

Estudo sobre corrupção afirma que 90% concentra-se no poder local! A transformação de terrenos em urbanos e a posibilidade de construir cria mais valias que são enormes fortunas e que vão directamente para o bolso do proprietário, em mais nenhum país é assim, as mais valias são receitas do estado. Depois o envolvimento de técnicos das próprias câmaras nos projectos em actividade privada , facilitando depois enquanto funcionários a aprovação dos projectos. Esta actividade com as mais valias geradas dá para todos 
A origem da corrupção é, para Lobo Xavier, muito clara: "O financiamento ilegal dos partidos, a crise económica e a redução de obstáculos jurídicos". Já a procuradora da República, Helena Fazenda, recorda que "as leis se sobrepõem, entram em choque e criam insegurança jurídica" na hora de determinar soluções. Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, assegura que as sanções "aumentaram significativamente desde 2006". Porém, 53,1% dos processos foram arquivados. "